Libras

Desde que o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, incluiu como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de fonoaudiólogos a Língua Brasileira de Sinais, ratificou-se o direito à educação, saúde e acesso das pessoas surdas na sociedade globalizada. Essa determinação trata da disseminação de uma língua que possibilita a cidadania de inúmeras pessoas que convivem com o silêncio dos demais membros da sociedade.

A Língua Brasileira de Sinais precisa ser interiorizada por professores, instrutores e membros da sociedade com vistas a garantir o respeito à diferença e a singularidade linguística das pessoas que apresentam a surdez. Para tanto, é necessário garantir aos profissionais o conhecimento para desenvolver atividades com recursos educativos e equipamentos tecnológicos que promovam o adequado atendimento às necessidades linguísticas, educacionais e culturais das pessoas surdas.

Instituição de Ensino: Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduacao da FAEL foi composto em três modulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade. Aluno assiste as videoaulas no polo presencial.

Disciplinas Carga Horária
Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas
Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas
Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas
Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas
A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas
Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

Disciplinas Carga Horária
Fundamentos da Libras 30 horas
Bilinguismo 30 horas
Metodologia e Adaptações Curriculares 30 horas
Básico da Língua de Sinais 30 horas
Intermediário de Libras 30 horas
Avançado de Libras 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para o Surdo 30 horas
O Contexto Social e as Práticas Pedagógicas para “Surdo/Cego” 30 horas
Psicologia e Aprendizagem 30 horas

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

Disciplina Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

© 2013 - Mais Brasil Franchising. Todos os direitos reservados.