Educação Especial e Inclusiva

As políticas públicas e a sociedade civil nas últimas décadas têm possibilitado o acesso do aluno com necessidades especiais ao ensino regular. A época em que a exclusão social tomava conta das políticas educacionais está ficando num passado distante. A realidade atual demonstra que as políticas inclusivas são um procedimento administrativo e correspondem também a uma mudança de atitude por parte dos profissionais da educação. Paradigmas são desmistificados e reconstruídos etapa por etapa, respeitando o direito de igualdade e diferença.

Instituição de Ensino: Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduacao da FAEL foi composto em três modulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade. Aluno assiste as videoaulas no polo presencial.

Disciplinas Carga Horária
Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas
Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas
Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas
Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas
A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas
Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

Disciplinas Carga Horária
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para o Deficiente Mental 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para o Surdo 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para o Cego 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para o Deficiente Físico 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para Condutas Típicas 30 horas
Metodologia, Intervenção e Adaptações Curriculares para Altas Habilidades 30 horas
O Contexto Sociais e as Práticas Pedagógicas para “Surdo/Cego” 30 horas
Metodologia e Adaptações Curriculares para TDHA 30 horas
Psicologia e Aprendizagem 30 horas
Dificuldades de Aprendizagem 30 horas

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

Disciplina Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

© 2013 - Mais Brasil Franchising. Todos os direitos reservados.