EAD e Novas Tecnologias

As tecnologias educacionais têm permitido à sociedade contemporânea usufruir de novas possibilidades de produção e socialização do conhecimento. Desde o século XX, a educação brasileira abriga experiências diversificadas que se utilizam dos recursos tecnológicos, o que exigiu a regulamentação da educação a distância como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996. Nesse cenário, as faculdades e universidades iniciaram um movimento de criação e oferta de cursos a distância ou semipresenciais, de natureza diversa, com o objetivo de atender às demandas sociais.

Com a inclusão dos 20% não-presenciais nas propostas curriculares de cursos até então exclusivamente presenciais, surgiu e se consolidou a demanda por uma docência que necessita utilizar os recursos tecnológicos para atender uma exigência legal e pedagógica. Assim, a educação a distância e as ferramentas proporcionadas pelas novas tecnologias tornaram-se uma realidade no processo pedagógico dos docentes e alunos. Nesse contexto, existe uma necessidade de formação dos docentes, pois não basta reproduzir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) as práticas pedagógicas da escola tradicional, em que o falar/ditar do mestre prevalece em detrimento da aprendizagem colaborativa, da pesquisa e da interação.

Instituição de Ensino: Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduacao da FAEL foi composto em três modulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade. Aluno assiste as videoaulas no polo presencial.

Disciplinas Carga Horária
Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas
Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas
Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas
Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas
A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas
Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

Disciplinas Carga Horária
Recursos tecnológicos na educação 30 horas
Educação a distância 30 horas
Processos interativos: professor-aluno-conhecimento 30 horas
Produção de Multimídia Educacional 30 horas
Interação e TIC’s 30 horas
Teorias da Aprendizagem e as TIC’s 30 horas
Práxis na EaD 30 horas
Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino Superior 30 horas

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

Disciplina Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

© 2013 - Mais Brasil Franchising. Todos os direitos reservados.