Coordenação Pedagógica

No mundo atual, a quantidade de informações e imagens que formam o imaginário e o conjunto de saberes de crianças, jovens e adultos, exige novas competências dos profissionais da educação na atuação de coordenação, supervisão e orientação educacional, tais como ação comunicativa, interação flexível, proatividade e ética profissional. Assim sendo, a formação dos discentes deve ser vista não como instrumento de alfabetização, mas sim como estratégia de universalização da cidadania e uma política social, necessária para a consolidação do Brasil no cenário mundial, como um país com alto índice de desenvolvimento. Com esse direcionamento, o curso pretende estimular o debate sobre a gestão democrática educacional, levando em consideração que a formação intelectual na sociedade engloba conflitos de interesses, situações lúdicas, momentos de construção e desconstrução cognitiva. É de suma importância que o docente perceba a necessidade de manter-se em formação contínua, qualitativa e comprometida com valores como diálogo, organização, liderança e empreendedorismo, porque sua atuação compreende atividades docentes, administrativas, de planejamento, inspeção, supervisão e orientação na gestão educacional.

Instituição de Ensino: Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduacao da FAEL foi composto em três modulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade. Aluno assiste as videoaulas no polo presencial.

Disciplinas Carga Horária
Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas
Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas
Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas
Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas
A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas
Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

Disciplinas Carga Horária
Princípios e Métodos de Gestão de Processos e Sistemas Educacionais 30 horas
Gestão de Pessoas: fundamentos psico-sociológicos do Comportamento Humano 30 horas
Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação 30 horas
Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional 30 horas
Desafios Contemporâneos da Coordenação Pedagógica 30 horas
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Supervisão Educacional 30 horas
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Orientação Educacional 30 horas
A Gestão Escolar de Pessoas e de Processos Administrativos 30 horas
A Gestão do Ensino e da Avaliação da Aprendizagem Contemporânea 30 horas

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

Disciplina Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

© 2013 - Mais Brasil Franchising. Todos os direitos reservados.